O cancro do pâncreas é difícil de diagnosticar devido a ausência de sinais de alarme. No entanto, existem alguns sintomas precoces que justificam uma ida ao médico.
Embora se tenda a associar o cancro do intestino a alterações nas fezes, o cancro do pâncreas também pode ser responsável por complicações semelhantes. Segundo a American Cancer Society, fezes claras ou "gordurosas" são sintomas deste tumor.
Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos
Estas mudanças são provocadas pela falta de uma substância denominada bilirrubina. Quando o canal que drena a bílis proveniente do fígado está bloqueado devido a um tumor em crescimento, as fezes podem apresentar uma cor clara ou cinzenta.
Já quando a bílis e as enzimas pancreáticas não conseguem alcançar os intestinos para ajudar a decompor as gorduras, as fezes tornam-se "gordurosas".
Estas duas situações apontam, na realidade, para icterícia, que se traduz numa coloração amarelada dos olhos e pele e que é um dos principais sintomas de cancro do pâncreas.
Recorde-se que o tabagismo, a história familiar, a obesidade, o consumo de álcool, a diabetes mellitus tipo 2 e a fibrose quística são alguns dos fatores de risco mais conhecidos para este tumor.
Veja abaixo outros sintomas a que, segundo o portal SNS24, deve prestar atenção:
- Dor abdominal;
- Perda de apetite;
- Emagrecimento;
- Cansaço.
Leia Também: Boas notícias: Descoberto possível tratamento (inédito) para o cancro