A vacinação é importante apesar de ter sido infetado com Covid-19. Esta é uma das conclusões de um novo estudo do Barelona Institute for Global Health em colaboração com o Institut Germans Trias i Pujol. Concluiu que o nível de anticorpos é mais baixo para quem não foi inoculado.
Leia Também: Índice de transmissão da Covid-19 ultrapassa o limiar de 1 em Portugal
Na pesquisa, uma em cada três pessoas que foram infetadas, mas não quiseram ser vacinadas, têm anticorpos quase nulos um ano depois da doença. O estudo analisou mais de mil pessoas em Espanha entre os 43 e os 72 anos.
“A maioria dos estudo realizados após a vacinação contra a Covid-19 apenas se concentrou em grupos específicos, como os profissionais de saúde, e não distinguiu entre pessoas com ou sem infeção prévia”, explicou Manolis Kogevinas, uma das investigadoras.
Os anticorpos revelaram-se quase nulos em 36% das pessoas, principalmente nos maiores de 60 anos. A vacinação acaba por acrescentar níveis de anticorpos mais elevados do que os conseguidos através da infeção.
“Uma imunidade híbrida [com vacina e infeção] acaba por ser superior e mais duradoura. Quem foi vacinado, mas não teve a doença, acaba também por precisar de uma dose de reforço mais rapidamente”, continua.
Leia Também: Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos