Desde o início da pandemia de Covid-19, foram registados, em todo o mundo, cerca de 625 milhões de casos da infeção por SARS-CoV-2. Muitas pessoas até foram infetadas mais de uma vez. No entanto, há quem nunca tenha testado positivo e, agora, um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, parece ter encontrado uma explicação.
Leia Também: Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos
Num estudo publicado na revista científica Nature Medicine, os cientistas dizem ter encontrado um gene responsável por potencializar a resposta imunitária do organismo após a vacina. Segundo os investigação, a proteção conferida pelo gene HLA-DQB1*06, presente em 30% a 40% da população mundial., pode ser suficiente para o organismo bloquear o vírus.
Os cientistas analisaram amostras de sangue de 1,6 mil adultos com a vacina da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca. Parte dos indivíduos fizeram testes Covid-19 todas as semana durante um ano, depois de tomarem a primeira dose do imunizante.
As pessoas que tinham o gene apresentaram mais anticorpos e hipóteses reduzidas de ter a infecção no primeiro ano depois da vacina.
Leia Também: Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Más notícias para quem teve Covid-19. Médicos explicam