Em algum momento, é provável que já tenha sentido ansiedade. O problema está quando se torna algo recorrente e pode levar a transtornos mais complicados. Em muitas situações, o uso de medicamentos acaba por ser a solução mais óbvia, mas existem outras alternativas.
Leia Também: Grávidas com autismo estão mais vulneráveis a depressão e ansiedade
O portal Cnet juntou vários estudos e dicas testadas que se mostraram eficazes na redução da ansiedade. Descubra-as.
Evite grandes quantidades de cafeína
Pode ser uma das causas de ansiedade, por ter uma componente estimulante. Várias pesquisas já mostram que um alto nível de cafeína está ligado a um aumento da ansiedade. Ainda assim, as quantidades podem variar de pessoa para pessoa.
Use aromaterapia
Segundo o portal, o olfato é um dos sentidos que mais está ligado ao cérebro. Acaba por ser um mecanismo importante ao detetar ameaças, mas também funciona no sentido oposto. Aromas mais agradáveis podem ajudar a que se acalme.
Beba chás
Uma chávena de chá quente pode ser a solução, bem como um outro líquido morno. É um bom remédio caseiro para resolver o problema. A lavanda acaba por ser um bom aliado.
Respire profundamente
Praticar a respiração acaba por ser outra forma de aliviar a ansiedade. Experimente inspirar durante quatro segundos, manter a respirar por outros quatro, expirar por quatro, manter por quatro e repetir o processo. É uma das dicas partilhadas.
Meditação
Tal como a respiração, vai acabar por reduzir os episódios de ansiedade.
Faça exercício
O exercício regular acaba por ser outra forma de combater a ansiedade. O portal explica que liberta endorfinas e acaba por ajudar nas interações sociais. Mantenha-se ativo durante, pelo menos, cinco dias por semana.
Durma com um cobertor pesado
São vários os estudos que já o demonstraram. A sensação acaba por ser semelhante a receber um abraço, daí ser algo reconfortante.
Leia Também: Procrastinar. Afinal, há uma razão científica para não querer fazer nada