O consumo excessivo de truta e sardinha pode contribuir para o desenvolvimento de gota, uma doença metabólica associada ao excesso de ácido úrico no sangue. Ambos são ricos em purina, o que, segundo a UK Gout Society, pode levar a um risco cinco vezes superior da patologia. Dor e inflamação articular são duas das principais consequências.
"A produção excessiva de ácido ácido úrico - ou se os seus rins não filtrarem o suficiente - pode acumular-se e causar a formação de pequenos cristais afiados nas articulações e à volta delas. Estes cristais podem fazer com que a articulação fique inflamada e dolorosa", explica o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, citado pelo Daily Express.
Leia Também: Um em cada três portugueses tem dor crónica. "Idade é importante fator"
No entanto, recorde-se que os peixes gordos ajudam a manter o coração saudável. Como tal, os especialistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, defendem que "os benefícios globais do consumo de peixe podem compensar os riscos para as pessoas com gota". Sublinham ainda que "porções moderadas de peixe" podem fazer parte da dieta destes doentes.
Por sua vez, um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, sugere que o risco de gota é superior para quem come demasiada carne e marisco. Durante um período de 12 anos, os investigadores analisaram a relação entre fatores de risco e novos casos de gota entre 47.150 homens. No fianl, descobriram ainda que as hipóteses de doença são mais baixas para quem consome muitos produtos lácteos.
Leia Também: 'Campeão' da fibra. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o colesterol