A Covid longa acaba por ter efeitos negativos a vários níveis. Segundo uma recente pesquisa publicada na International Journal of Environmental Research and Public Health, os sintomas prolongados podem afetar também a vida social dos doentes. É o caso da ansiedade no trabalho.
Leia Também: Covid-19. Doentes com apneia em maior risco de insuficiência respiratória
Segundo a pesquisa, a Covid longa aumenta a ansiedade dos doentes em relação à forma como eram vistos pelos colegas de trabalho. Detetaram algum estigma dos colegas em relação à forma como desempenham as tarefas e também à probabilidade de terem alguma recaída.
Outros aspetos da vida pessoal acabam também por ser afetados devido à Covid longa. O facto de não conseguirem realizar algumas tarefas domésticas levou também ao aumento de sintomas como depressão. Por vezes, grande parte por pacientes estudados procurou isolar-se já que se sentia menos produtivo e eficiente.
A pesquisa juntou apenas 15 pessoas. O guia de questões incluiu perguntas sobre os efeitos dos sintomas na vida pessoal. A investigação detetou a fadiga e a névoa cerebral (‘brain frog’) como as principais causas das consequências associadas à Covid longa.
Leia Também: Dicas muito simples para manter a calma (e libertar a ansiedade)