Quando o objetivo é criar um ambiente calmo e relaxante, em casa, as cores usadas na decoração fazem muita diferença. Aliás, segundo explica Momtaz Begum-Hossain, especialista em cromoterapia, ao jornal britânico Metro, tons como o preto e o vermelho devem ser evitados ou pouco usados.
Leia Também: Dicas de organização, limpeza e decoração para atrair energias positivas
"Como é a mais enérgica de todas as cores, o vermelho é excessivamente estimulante, por isso pode deixá-lo alerta em vez de relaxado e desencadear sentimentos de raiva e ansiedade", explica.
No entanto, é importante ter em conta o tom utilizado, é que os vermelhos escarlates são os mais dominantes, mas os bordeaux, ou seja, mais escuros, são menos intensos.
Se adora a cor, não precisa de a ignorar, completamente, adicionar detalhes em vermelho como vasos, velas ou outros objetos pequenos, "fará com que o espaço pareça acolhedor, mas não intimidante o suficiente para aumentar a ansiedade", acrescenta a especialista.
Paredes e móveis pretos têm um aspeto moderno e até luxuosos, no entanto, raramente são adequados, explica Momtaz Begum-Hossain. "O preto absorve a luz, escurecendo um espaço, e não tem muita energia, fazendo com que um ambiente pareça plano e sombrio".
Como alternativa, a especialista recomenda tons pastel, como amarelo, azul, roxo e verde.
Leia Também: Ano novo, decoração (da sala) nova. Não vai querer perder estas ideias!