É mais do que natural que os casais emprestem roupa um ao outro. Mas e quando o amor acaba? Terminar uma relação nunca é fácil para nenhuma das partes envolvidas, sobretudo quando há quem não volte a ver aquele hoodie que emprestou à cara-metade. E foi a pensar nisso que a marca portuguesa +351 lança o The Breakup-Proof Hoodie.
Trata-se de um casaco cuja etiqueta expõe uma política de rutura de relacionamento. Isso garante ao cliente uma nova peça gratuita no caso deste ser levado pela outra parte da relação.
Leia Também: Brincos, anéis e ganchos. Cata Vassalo e Alice Trewinnard lançam coleção
"Sabemos que, tendencialmente, o Dia dos Namorados é sobre celebrar clichés e todas as coisas bonitas e românticas que uma relação nos traz. Mas não nos podemos esquecer que também as relações têm os seus momentos azedos e, inclusivamente, acabam", começa por dizer Ana Penha e Costa, fundadora da +351, que desenvolveu esta campanha com a agência de publicidade Judas. "Numa abordagem quase irónica, quisemos retratar esta particularidade do fim das relações quando uma das partes acaba a ficar com roupa da outra pessoa. A +351 entra em defesa do cliente e de todos os hoodies que ficam sem guarda partilhada", afirma em comunicado.
O hoddie e a etiqueta que terá de guardar.© João Hasselberg /+351
Nenhum pormenor da peça foi deixado ao acaso. O hoddie espelha a união entre duas pessoas num relacionamento e, simultânea e ironicamente, a própria divisão de bens que sucede quando ambas se separam. Dividido ao meio com uma metade de cada cor, o traz consigo um elemento que numa situação habitual seria tão banal que acabaria no lixo, mas não neste caso. No 'The breakup-proof hoodie' a etiqueta é a chave para proteger o cliente e o respetivo hoodie no caso de este ser 'roubado' no fim de uma relação.
Leia Também: Da Mango para sua casa. 33 peças que tem de comprar antes que desapareçam
Esta etiqueta dá nas vistas pelo seu tamanho - maior que o normal. É nela que está escrita toda a política de ruptura de relacionamento, redigida oficialmente pelo advogado Nuno Nogueira Pinto. Sim, leu bem. É aqui que começa a divisão de bens, onde a +351 entra para evitar o litígio entre o cliente e a respetiva cara-metade.
Nesta política de 'breakup', constam termos e condições a serem aplicados caso ocorra aquilo que mais se evita em qualquer relação: a separação. "Em caso de ocorrência de qualquer vicissitude (…), a +351 compromete-se a fornecer, por uma só vez, um produto equivalente e com as mesmas características ao(à) cliente que comprovadamente demonstrar já não se encontrar na posse do produto originalmente adquirido por força da referida ruptura da relação com o terceiro", pode ler-se num dos termos da etiqueta.
No caso de uma das pessoas ficar sem a peça, só tem de se dirigir a uma loja +351 e apresentar a fatura da compra do casaco original e elementos que provem o breakup. Certidão de divórcio, bloqueio dos contactos no telefone ou dos perfis das redes sociais ou mudanças de titularidade de contratos, são apenas alguns dos exemplos dados como comprovativos para receber de oferta um novo hoodie.
À semelhança das coleções da +351, também o The breakup-proof hoodie (155€) tem ADN 100% português, produzido no norte do país. Esta é uma edição limitada e está já à venda nas lojas +351 e online.
Leia Também: As fashionistas andam loucas atrás desta parka. Ainda há em Portugal