Largou o café, mas o corpo ressentiu-se? Aqui tem um substituto à altura

Não está tudo perdido. As dores de cabeça, irritabilidade, falta de concentração e até, nalguns casos, tremores, são sintomas prevalentes de quem deixa ou reduz o consumo de cafeína, mas podem ser aliviados com a ajuda de outra bebida da 'família' do café.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/02/2023 17:03 ‧ 16/02/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Cafeína

É daquelas pessoas que perde a conta aos cafés que bebe? Em excesso, a cafeína pode ter inúmeros efeitos secundários muito desagradáveis e até perigosos. Ansiedade, insónias, problemas digestivos e, entre outros, fadiga são apenas alguns deles. Mas será que já se questionou sobre os efeitos associados à privação de café, como dores de cabeça, irritabilidade, falta de concentração e até, nalguns casos, tremores?

Leia Também: Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida

Felizmente, este círculo vicioso pode ser quebrado, como indica um estudo publicado  no Journal of Psychopharmacology, que revela que substituir café por descafeinado por reduzir temporariamente os sintomas resultantes da carência de cafeína. "Uma chávena de descafeinado tem o poder de reduzir e muito os sintomas de abstinência [de café] quando a pessoa que o bebe não tem consciência de que é descafeinado", diz o psicólogo e um dos autores do estudo Llew Mills da Universidade de Sidney, na Austrália, em declarações ao Daily Express.

Mills e a restante equipa de cientistas recrutaram 61 consumidores de café - cada um dos participantes ingeria, pelo menos, três chávenas por dia. Os voluntários foram instruídos a parar de beber café durante 24 horas. Os sintomas de abstinência foram monitorizados pelos investigadores. 

Leia Também: Atenção a este sintoma de cancro do pâncreas (afeta 75% dos doentes)

Os voluntários foram divididos em três grupos. Desses, dois beberam descafeinado, mas só um foi informado de que não era café. O último grupo - que serviu de controle - bebeu água. Cerca de 45 minutos depois, os participantes classificaram novamente os seus sintomas.

Os autores do estudo concluíram que o grupo a quem 'mentiram' demonstrou um efeito placebo, a sensação não real de melhoria apenas pelo facto de se estar a ser tratado. 

Leia Também: Esqueça tudo o que sabe. Afinal, este é o número de horas que deve dormir

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas