O ator britânico Sam Neill, de 75 anos, que participou em 'Jurassic Park', revelou, numa biografia (Alguma vez vos contei isto?, em português) que vai ser lançada na próxima terça-feira, 21 de março, que está a receber tratamento para um cancro do sangue. A revelação foi feita pelo próprio, numa entrevista ao jornal The Guardian.
Leia Também: Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna
Sam Neill padece de um linfoma de células t angioimunoblástico, um dos mais raros e agressivos, devido à sua rápida progressão. Este tipo de cancro do sangue 'ataca' primeiro os gânglios, pequenos órgãos espalhados pelo corpo que fazem parte do sistema linfático, produzindo anticorpos. Depois, pode atingir outras partes do organismo, como a medula óssea, o fígado, o intestino e a pele.
Geralmente, os doentes apresentam febre, perda de peso e erupções na pele, segundo o portal do Instituto Oncoguia. Também tendem a desenvolver infeções.
O principal tratamento disponível para este tipo de linfoma é a quimioterapia. Os efeitos colaterais manifestam-se em todo o corpo. O mais conhecido é a queda de cabelo.
Leia Também: Cancro. Sinal de alerta no andar pode surgir anos antes do diagnóstico