Chega-se uma certa idade e começa-se a fazer todos os cuidados e mais alguns para a pele. A verdade é que existem várias opções deste género que podem (e devem) ser iniciadas mais cedo.
O 'website' Health Digest falou com a dermatologista Michele Green para saber que tipos de cuidados devem fazer parte de uma rotina diária o mais cedo possível.
Leia Também: Mais de 15 produtos com bakuchiol para juntar à sua rotina de 'skincare'
"Os sinais de envelhecimento começam a aparecer aos 20 anos, à medida que a produção de colagénio da pele diminui", explica. Os raios solares são um dos principais culpados. Aponta como sintomas deste envelhecimento as manchas acastanhadas na pele, rugas, a flacidez e até a perda de textura.
Um dos primeiros cuidados a ter em conta é o uso de protetor solar todos os dias a partir dos 20 anos. "Não se deixe enganar pelos dias nublados. O uso de protetor solar é tão importante quanto em dias de sol."
Outra das dicas que deixa é a utilização de cremes com vitamina C. "Atuam como um protetor para a pele, neutralizando os radicais livres causados pela radiação UV e pela poluição ambiental."
O retinol é outro dos ingredientes a ter em conta desde cedo. "As células mortas da pele são removidas a um ritmo acelerado e abrem caminho para células saudáveis da pele com um tom e textura mais uniformes."
Leia Também: A gama solar que promete salvar a pele dos escaldões (e mais!)