Ao longo dos últimos anos, a comunidade científica tem dedicado cada vez mais atenção aos benefícios de sentir e expressar gratidão. Melhor qualidade do sono, redução dos níveis de stress e até alívio da dor são apenas alguns dos efeitos que esta prática pode desencadear.
"Enquanto pais, mostrar gratidão e reconhecimento pelos filhos, em momentos cruciais do seu crescimento, pode ter incontáveis vantagens para ambos", pode ler num comunicado da My Nametags. Segundo a marca de etiquetas adesivas, "estar é a palavra de ordem!". "Passar tempo com os seus filhos é a melhor forma de demonstrar amor, gratidão e criar laços irreversíveis. Conversas mais ou menos íntimas e momentos de diversão e descontração dão espaço a mais confiança e abertura à partilha de situações novas ou angustiantes."
Leia Também: Acabaram-se as birras e choros à mesa. Falámos com um especialista
Com isto em mente, partilha algumas ideias simples e eficazes de pequenos projetos de DIY ('do it yourself' ou 'faça você mesmo', em português) que podem ser realizados em família para criar momentos inesquecíveis e abrir espaço ao diálogo entre pais e filhos.
1- Essenciais para o crochet
"Aprender a fazer crochet é uma atividade com vários benefícios. Por um lado, estimula a criatividade e oferece infinitas formas de dar asas à imaginação, e por outro, trata-se de um trabalho que requer detalhe e precisão, também fundamentais no crescimento de uma criança. Se reconhece o interesse pela moda ou vestuário no seu filho ou filha, esta pode ser uma excelente forma de estabelecerem uma ligação e aproveitarem momentos agradáveis."
Leia Também: Desejo sexual diminui com o tempo? Sexólogo responde
2- Kit de ciência
"Especialmente para as crianças que começam a mostrar interesse em aprender mais sobre ciência, esta pode ser uma opção para alimentar esse gosto. Juntar num kit materiais para fazer experiências de química e de física é a receita para momentos em família divertidos e de aprendizagem. Recriar uma lâmpada de lava é uma experiência clássica que garante sempre animação entre os mais pequenos (e não só). Para isso, é apenas necessária uma garrafa transparente, água até um quarto da garrafa, encher o resto com óleo, algumas gotas de corante de alimentos e, por fim, um comprimido efervescente sem cor."
3- Instrumento musical numa lata
"Com esta ideia, as latas que estiverem perdidas pela casa podem tornar-se um bom instrumento musical. Com a ajuda de algum tecido e corda, estes objetos podem tornar-se num instrumento de percussão que também dá um ótimo presente!"
Leia Também: O leitor perguntou: Quantas vezes por semana devo dar banho aos miúdos?
4- Kit de jardinagem
"Nos dias que correm, valores como a sustentabilidade e cuidado com o planeta são essenciais para o crescimento das crianças. Mostrar-lhes, por exemplo através da criação de pequenas hortas, a importância de cuidar da terra, o que pode nascer dela e de que forma, bem como fazê-los entender o trabalho que isso implica."
5- Matraquilhos improvisados
"Dado que uma mesa de matraquilhos 'de verdade' pode não só ser dispendiosa, como ocupar bastante espaço, há soluções que ajudam a trazer este passatempo para dentro de casa. Uma caixa de sapatos, pauzinhos e uma bola de golfe são o suficiente para espoletar o espírito competitivo, e há sempre a possibilidade de acrescentar mais materiais e tornar a 'mesa' maior."
Leia Também: Pais! Este produto promete deixar os miúdos a dormir como um anjinho