Há uma forma correta de lavar os pés. Mas, provavelmente, está a fazer tudo mal e isso pode ter consequências. O alerta é feito por cientistas citados pelo portal IFLScience.
O que acontece é que muitas pessoas só lavam superficialmente os pés com água e sabão ou gel de duche para o corpo, convictas de que isso é suficiente para mantê-las livres de doenças. Porém, na realidade, é necessário fazer mais.
Leia Também: Se sofre de fadiga e queda de cabelo, passe a comer isto mais vezes
Especialistas recomendam lavar bem os pés com sabão e água morna, dando especial atenção à região entre os dedos e a sola dos pés. Mais: segundo o centro médico académico Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, não lavar regularmente os pés poderá aumentar o risco de infeções provocadas por fungos, como o Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum, que estão na origem do pé de atleta (uma infeção da pele dos pés provocada por fungos da família dos dermatófitos), por exemplo.
A American Academy of Dermatology Association recomenda a aplicação de creme nos pés imediatamente após o banho e refere que a melhor fórmula hidratante para os pés contém "10% a 25% de ureia, alfa-hidroxiácido ou ácido salicílico".
Além de lavar os pés todos os dias de forma correta, deve ainda garantir que secam completamente, principalmente entre os dedos. Outra dica dos especialistas é manter as unhas dos pés livres de sujidade e trocar as meias pelo menos uma vez por dia.
Leia Também: Concerto de Taylor Swift gera 'amnésia' entre fãs. Que fenómeno é este?