Existem vários fatores capazes de afetar significativamente o sono. Por exemplo, certos alimentos devem mesmo ser evitados, é o caso dos que têm muito açúcar como tabletes de chocolate ou bolachas, explica Alex Savy, editor-chefe do blogue ComfyNorth, citando uma investigação.
Porquê? Supostamente como aumentam a temperatura corporal fazem com que esteja mais desconfortável e interrompem a rotina de sono normal. Aliás, um estudo - disponibilizado na revista Frontiers in Psychology - descobriu que os indivíduos que comiam alimentos com açúcar antes de ir dormir relatavam mais sonhos bizarros e perturbadores.
Leia Também: Quando é que a sonolência pode ser sintoma de cancro no cérebro?
Tanto o blogue, assim como o estudo, mencionam que os alimentos condimentados ou ricos em amido têm um efeito semelhante. Também os alimentos gordurosos estão na lista que, na realidade, fazem com que acorde mais vezes durante a noite. Por último, sugerem que a carne é outro alimento capaz de fazer com que tenha pesadelos porque tem muita gordura e proteína o que faz com que seja mais difícil de digerir.
Para explicar melhor isto, Charles Bae, médico de medicina do sono no Sleep Disorders Center da Cleveland Clinic, falou com o jornal Mirror e disse que enquanto "o nosso corpo está a trabalhar arduamente para digerir os alimentos, há uma maior probabilidade do nosso sono ser interrompido".
Leia Também: Será que dormir de meias melhora a qualidade do sono?