É a fruta da época, está em casa de todos e faz maravilhas pelo coração
É fã?
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Um estudo liderado por médicos e agrónomos japoneses demonstrou que os morangos têm um importante papel na prevenção de enfartes. Segundo os resultados, publicados na revista científica Journal of Nutritional Science, a fruta diminui a acumulação de gordura nas artérias, responsável pela maioria dos ataques cardíacos.
Leia Também: É isto que deve fazer se quer perder peso (sem dietas malucas e ginásio)
O estudo contou com um grupo de 23 mulheres de aproximadamente 25 anos que ingeriram 500 gramas de um puré concentrado de morango. As participantes foram comparadas com um grupo de outras mulheres instruídas a consumir uma pasta sem a fruta, apenas com um aromatizante.
Os investigadores recrutaram apenas participantes do sexo feminino porque queriam observar o modo como os morangos atuam no organismo das mulheres no auge da idade reprodutiva. O sangue das voluntárias foi recolhido em quatro ocasiões distintas: 30 minutos após comerem e uma, duas e quatro horas após a ingestão da pasta, com ou sem a fruta.
Leia Também: O alimento que deve evitar dar às crianças. É preciso ter muita atenção
Os autores do estudo constataram que os níveis de vitamina C e de ácido fólico no sangue aumentaram bastante após o consumo dos morangos. Estas duas substâncias entram em contato com as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) - ou colesterol mau - e impedem a sua oxidação. Quando o LDL oxida, começa a acumular-se nas paredes das artérias, entupindo-as.
O morango, resumem os especialistas, faz uma espécie de limpeza ao organismo e com que ocorram menos enfartes ou acidentes vasculares cerebrais, por exemplo.
Leia Também: Nove dicas para combater 'inimigo silencioso' (que é 'serial killer')
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com