Há comportamentos que deve ter antes de mergulhar. Sabia? "Mergulhos mal calculados", em piscinas, praias ou outras zonas balneares, costeiras ou fluviais "constituem uma das maiores causas de lesões na coluna com situações graves de paraplegia e tetraplegia", adverte a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), a propósito de mais uma edição da campanha 'Mergulho Seguro', da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Leia Também: Vai à praia? Cuidado... Nem toda a gente sabe isto, mas é importante
"Antes de mergulhar, avalie primeiramente o espaço, perceba onde há mais profundidade bem como se há rochas envolventes e/ou correntes de água", aconselha João Gamelas, presidente da SPOT, em comunicado. Acrescenta ainda: "Evite locais desconhecidos, não vigiados e sem as devidas condições de segurança para mergulhar. Informe-se, fale com frequentadores do local e com as equipas de nadadores-salvadores. Garanta que existe água debaixo de água, para não bater no fundo. Mergulhe em segurança".
Caso presencie um acidente ou suspeite de um caso de eventual lesão da coluna, contacte de imediato o número de emergência médica (112). Não mexa na vítima, pois qualquer movimento pode causar danos maiores e permanentes.
Leia Também: 'Assassino silencioso' vê-se no rosto? Jamais ignore este sintoma