Quase ninguém gosta de falar sobre os pés, mas, na verdade, oferecem pistas importantes sobre a saúde de cada um. Não acredita? Recentemente, alguns especialistas, citados no DailyRecord, enumeraram seis problemas comum que afetam esta parte do corpo.
Leia Também: Cinco sintomas de Alzheimer que pode estar a ignorar
1- Diabetes
Existem diferentes sinais de diabetes e, claro, as feridas que cicatrizam lentamente estão na lista. Algo que acontece, muitas vezes, nesta parte do corpo porque "a diabetes tem a capacidade de diminuir a quantidade de fluxo sanguíneo nos pés", afirma o Instituto Nacional de Saúde Britânico, citado no jornal. Ou seja, "a falta de sangue nas pernas e nos pés dificulta a cicatrização de uma ferida ou de uma infeção", acrescenta a entidade.
2- Infeções fúngicas
Pé de atleta trata-se de uma infeção fúngica que normalmente começa entre os dedos dos pés. De acordo com a Mayo Clinic, "ocorre em pessoas cujos pés ficam muito suados quando estão confinados em sapatos apertados". Os sintomas desta doença contagiosa incluem uma erupção cutânea com comichão.
3- Doenças cardiovasculares
Então, os sinais de doença cardíaca que aparecem nos pés e nas pernas incluem inchaço, dedos frios, dormência, cãibras dolorosas nas pernas e nas ancas e pele brilhante, segundo o Foot and Ankle Centre of Maryland.
Leia Também: Tomar aspirina diminui o risco de diabetes? Nova investigação responde
4- Gota
Resulta da acumulação de cristais de ácido úrico e causa dores nas articulações. Geralmente manifesta-se com inchaço no dedo grande do pé. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico explica que a pele fica "quente e inchada" e causa "dores súbitas e intensas".
5- Hipotiroidismo
Trata-se de uma condição que ocorre quando a glândula deixa de produzir as hormonas necessárias e, muitas vezes, causa dores nos pés. Provoca inchaço, sobretudo nos pés e tornozelos, tornando-os rígidos e inflamados.
6- Anemia
De acordo com o Texas Medical Institute, citado no mesmo jornal, a anemia causa, na maioria das vezes, uma má circulação, manifestando-se através de sintomas como pés frios que não estão a receber sangue suficiente.
Leia Também: Olhe bem para as mãos! Dizem muito sobre a sua saúde