Acorda, muitas vezes, a meio da noite com os lençóis encharcados com suor? É algo relativamente comum capaz de ter diferentes justificações. Por isso, Emma Derbyshire, uma médica, enumerou algumas das mais comuns, no The Mirror.
1- Menopausa
"É uma das principais razões para a transpiração noturna. Muitas mulheres têm afrontamentos e suores noturnos antes, durante e após a menopausa. Pensa-se que isto se deve a alterações na produção de estrogénio e progesterona", explica.
Leia Também: Depois de conhecer estas dicas, vai conseguir dormir muito melhor
2- Problemas hormonais
"Podem estar relacionados com os suores noturnos. Exemplos incluem o hipertiroidismo (níveis elevados de hormonas da tiroide), diabetes e níveis elevados de açúcar no sangue e alterações nas hormonas sexuais."
3- Stress e ansiedade
De acordo com a médica, "a ansiedade, os ataques de pânico e o stress são também uma causa comum de suores noturnos". Relembra ainda que "os desequilíbrios minerais são comuns quando a transpiração ocorre frequentemente. Verificou-se que o suor contém elevadas concentrações de potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro".
4- Deficiências nutricionais
Geralmente, "a falta de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina D e a vitamina B12, causa transpiração excessiva" e, infelizmente, "muitos de nós têm carências de vitaminas e minerais", acrescenta.
Leia Também: Com a ajuda destes cinco alimentos consegue dormir 'como um bebé'