Foi criado um exame ao sangue capaz de diagnosticar bipolaridade
É uma novidade da Universidade de Cambridge.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde mental
Sim, leu bem. Investigadores da Universidade de Cambridge desenvolveram uma nova (e muito eficaz) forma de diagnosticar bipolaridade que utiliza uma simples análise ao sangue para identificar biomarcadores associados com a doença. Os resultados desta investigação foram disponibilizados na JAMA Psychiatry.
Mais especificamente, os cientistas, os diagnósticos combinam uma avaliação psiquiátrica em linha e uma análise ao sangue para diagnosticar pacientes com esta doença, "muitos dos quais tinham sido incorretamente diagnosticados com perturbação depressiva", lê-se em comunicado.
Leia Também: Cinco hábitos diários que são péssimos para a sua saúde mental
Aliás, os investigadores afirmam que apenas a análise ao sangue consegue diagnosticar até 30% dos pacientes com bipolaridade. Torna-se ainda mais eficaz quando "combinada com uma avaliação digital da saúde mental".
Segundo os cientistas, incorporar esta análise pode ajudar os médicos a distinguir entre a perturbação depressiva e a perturbação bipolar, condições que têm "sintomas sobrepostos mas requerem tratamentos farmacológicos diferentes", explicam.
Jakub Tomasik, o líder do estudo, explica que "a capacidade de diagnosticar a perturbação bipolar através de uma simples análise ao sangue poderá garantir que os doentes recebem o tratamento correto à primeira".
Bipolaridade afeta aproximadamente 1% da população, "cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo", mas, muitos doentes, cerca de 40%, são incorretamente diagnosticados como perturbação depressiva.
Leia Também: Desporto da moda pode ajudar a reduzir sintomas de depressão, diz Harvard
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com