Geralmente, a lista de sintomas da menopausa mais comum inclui, com toda a certeza, os afrontamentos. Existem muitas dicas para atenuar este problema., nomeadamente, limitar a cafeína e os alimentos condimentados. Segundo uma nova investigação, apostar numa dieta vegan também ajuda (e muito).
Para o estudo, disponibilizado na Complementary Therapies In Medicine, uma equipa de investigadores utilizou os dados de 84 pessoas na menopausa que relataram dois ou mais afrontamentos moderados a graves todos dia.
Leia Também: Sintomas de menopausa? Seis mudanças na alimentação que ajudam
Foi pedido que seguissem uma dieta vegan com pouca gordura e que incluísse meia chávena de soja cozinhada todos os dias, ou, simplesmente, continuassem apenas com a sua dieta normal ao longo de 12 semanas. Foi ainda pedido "a um subconjunto de 11 participantes que fornecessem amostras de fezes para uma análise do microbioma intestinal antes do estudo e depois de seguirem uma dieta vegan durante 12 semanas", explicam os investigadores.
Foram "encontradas alterações nas espécies de bactérias no microbioma intestinal dos participantes que seguiram a dieta vegan", acrescentam. Entre as alterações estava "um maior número de bactérias Porphyromonas e Prevotella corporis", ambas associadas a uma redução dos afrontamentos graves.
Aliás, no geral, os investigadores descobriram que as participantes no estudo que fizeram uma dieta vegan com pouca gordura e adição de soja conseguiam diminuir os afrontamentos em 95%, em comparação com os que continuaram com a sua dieta habitual.
Referiram ainda que a dieta vegan levou "a uma diminuição de 96% dos afrontamentos moderados a graves, assim como a uma redução de 96% dos afrontamentos diurnos e de 94% dos afrontamentos noturnos".
Leia Também: A menopausa pode afetar a saúde oral. Saiba tudo