Para nutrir (realmente) os lábios tem de ler com atenção os rótulos dos bálsamos. Porquê? Nem todos fazem efeito e alguns são capazes de agravar o problema. Por isso, uma dermatologista, citada no Huffpost, agregador de blogues, recomenda que aposte sempre nas fórmulas com "humectantes, capazes de atrair e absorver a água, e oclusivos, ou seja, que selam a água na pele, caso contrário, os lábios ficarão mais secos à medida que a água se evapora".
Leia Também: Hidrate os lábios durante a noite com esta novidade portuguesa
Aliás, mais especificamente, Gloria Lu, uma cientista especializada em cuidados de pele, aconselha que procure ingredientes oclusivos como petrolato, lanolina, manteiga de karité e poliisobuteno (um polímero sintético).
Menciona ainda as ceramidas, "estas substâncias oleosas e cerosas ajudam a selar a humidade e a compensar a falta de óleos naturais dos lábios", acrescenta.
Para conseguir usar o seu no exterior não deve esquecer o SPF. Porquê? "Os nossos lábios não contêm melanina, que ajuda a proteger a área dos lábios dos danos causados pelos raios UV, como o resto da nossa pele."
Leia Também: Cinco doenças que podem deixar os lábios secos e gretados