Há um alimento que, segundo a nutricionista Kristy Del Coro, devia comer mais vezes. Num artigo para o portal de saúde Real Simple, a especialista recomendou o consumo de castanhas de caju. "Contêm uma longa lista de nutrientes benéficos. Por isso, faz sentido incorporá-las ao plano alimentar", realça.
Segundo a nutricionista, deve apostar em castanha de caju crua "sempre que possível". Isto porque "as opções salgadas e tostadas são um snack saboroso, mas podem ser ricas em sódio, açúcar e gorduras adicionais", alerta. Salientando que este alimento é rico em proteínas, Del Coro explica que um adulto deve consumir 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal.
Leia Também: Médico revela dica inesperada para acelerar o metabolismo e perder peso
Este alimento é, como lembra a especialista, fonte de gorduras saudáveis. "Uma porção de castanha de caju confere 6,75 gramas de gordura monoinsaturada e 2,22 gramas de gordura poli-insaturada. Os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 são gorduras poli-insaturadas, o que torna esta oleaginosa uma ótima fonte."
"Quando usada para substituir alimentos ricos em açúcares e amidos com baixo teor de fibras, foi comprovado que reduz o 'mau colesterol', que pode levar a doenças cardíacas", aponta. No entanto, deve ter atenção às quantidades, porque a castanha de caju também tem na sua composição um teor de gordura saturada.
Leia Também: Dieta da longevidade. Alimentos que ajudam a ganhar 13 anos de vida
Ainda de acordo com a nutricionista, "comer alimentos ricos em ómega 3 é um hábito inteligente para a saúde do cérebro. Estes ácidos gordos têm sido positivamente associados à circulação, estrutura e função saudáveis do órgão".
Kristy refere também que, além de aumentar a sensação de saciedade, a castanha de caju mantém o intestino feliz, devido às quantidades de fibras e compostos vegetais anti-inflamatórios deste alimento.
Leia Também: Médico recomenda bebida básica que ajuda a perder peso. Vai um copo?