O calor é um dos maiores inimigos das varizes. É por isso que se torna importante cuidar da saúde das suas pernas durante o verão. Segundo a rede de saúde CUF, "as varizes são veias dilatadas e tortuosas localizadas debaixo da pele, o que as torna facilmente identificáveis".
A nutricionista Marián García, mais conhecida como Boticária García, revela como é que a mudança de alguns hábitos alimentares pode fazer a diferença.
Assina um artigo no jornal El Mundo em que explica os alimentos que deve consumir nesta altura do ano para proteger as suas pernas e evitar o aparecimento das varizes.
Leia Também: Três alimentos que podem ajudá-lo a ter uma pele mais suave e jovem
Beber líquidos acaba por ser fundamental. "Ajuda a prevenir a hemoconcentração, que pode causar coágulos sanguíneos", explica. "A rainha indiscutível é a água." Comer mais legumes, verduras e fruta é também bastante importante.
"São ricos em vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes em geral que ajudam a fortalecer as paredes vasculares e a torná-las mais elásticas."
A fibra é outro nutriente em que deve apostar. "A prisão de ventre favorece o aparecimento de varizes."
Os frutos secos são ricos em magnésio e potássio, o que também faz a diferença. Por fim, os óleos vegetais dão também uma boa proteção. "Contêm vitamina E, que restaura a elasticidade das veias."
Leia Também: Todos conseguem fazer este treino de glúteos e pernas em casa