Muitos acreditam que as toalhitas deixam tudo mais limpo do que o papel higiénico e, por isso, optam por usá-las depois de fazer o 'número dois'. É o seu caso? Pode estar na hora de repensar o hábito. Médicos, citados no Huffpost, agregador de blogues, não aconselham que o faça e explicam porquê.
Por exemplo, Alex Elias, uma cirurgiã, afirma que "utilização de toalhetes húmidos é uma causa comum de dermatite perianal, uma erupção cutânea". Explica ainda que a pele pode reagir mal a certos ingredientes e que as toalhitas podem perturbar as bactérias boas muito importantes.
Leia Também: Sinais de que está a fazer um 'número dois' saudável
Maysaa El Zoghbi, uma gastroenterologista, alerta que os materiais utilizados em algumas toalhitas podem ser "abrasivos ou ásperos, exacerbando a irritação, especialmente em indivíduos com pele sensível ou condições como hemorroidas ou fissuras anais".
Para além disto, as toalhitas são "terríveis para o ambiente porque podem entupir os sistemas de esgotos e demoram uma eternidade a decompor-se", afirma Carlton Thomas, outro gastroenterologista.
Leia Também: Não devia sair de casa de manhã sem fazer isto, avisa especialista