Um grupo de cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça, descobriram que o cérebro humano cria três cópias de cada memória, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Science.
A equipa de cientistas, liderada pelo professor Flavio Donato, usou modelos em ratos de laboratório para investigar a forma como as memórias são armazenadas no cérebro e como se alteram ao longo da nossa vida. Foi desta forma que descobriram que no hipocampo, a região do cérebro envolvida na aprendizagem e na memória, cria cópias das memórias em, pelo menos, três grupos diferentes de neurónios.
Leia Também: Reforce a ingestão destas seis bebidas. O seu cérebro agradece
Por sua vez, estes neurónios surgem em diferentes fases durante o desenvolvimento embrionário. Os primeiros neurónios a aparecer durante o desenvolvimento do cérebro, por exemplo, são os responsáveis pela persistência a longo prazo de uma memória. Com o passar do tempo, essas memórias tornam-se cada vez mais fortes.
De acordo com os cientistas, a ativação de cópias específicas pode influenciar a forma como nos lembramos, mudamos e usamos as nossas memórias. "O desafio que o cérebro enfrenta com a memória é bastante impressionante. Por um lado, precisa de lembrar-se do que aconteceu no passado, para nos ajudar a dar sentido ao mundo em que vivemos. Por outro, necessitar de adaptar-se às mudanças que acontecem ao nosso redor (...) para nos ajudar a fazer escolhas adequadas para o nosso futuro", refere Flavio Donato, um dos autores do estudo.
Leia Também: Separemos as águas. A que bebe diariamente pode não ser a melhor para si