É muito importante escolher com muito cuidado os alimentos que compra. Deve estar atento ao estado, ler os rótulos e ouvir os conselhos de especialistas. Por exemplo, dois especialistas em segurança alimentar, citados no Mirror, revelaram que tipo de alimentos nunca compram no supermercado.
Então, segundo os especialistas, tem de evitar ao máximo todo os alimentos frescos cortados e embalados. Mais especificamente, Kali Kniel, microbiologista da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos (EUA), não recomenda melões e melancias cortados porque são os mais suscetíveis de serem contaminados.
Leia Também: Os alimentos que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol 'mau'
Quando estas frutas, e outros alimentos, são embalados a humidade começa a acumular e faz com que alguma água fique presa no plástico, o que coloca todo o alimento em contacto com as bactérias encontradas na casca.
Bryan Quoc Le, um químico alimentar e consultor baseado em Washington, nos EUA, concorda e lembra que "nunca sabemos o que a pessoa atrás do balcão fez enquanto cortava os alimentos e que tipo de práticas implementou".
Explica ainda que normalmente "os alimentos previamente embalados, por lei, têm de passar por um processo rigoroso, mas os alimentos que são embalados no local não têm necessariamente de o fazer".
Leia Também: Quatro cuidados a ter para evitar a contaminação cruzada de alimentos