É importante ler todos os rótulos com atenção e saber interpretá-los. Porquê? Existem muitos ingredientes que na realidade são açúcares adicionados e, caso não saiba, consumir demasiado açúcar tem múltiplos efeitos negativos para a saúde.
Tendo isto em conta, Lela Ahlemann, uma dermatologista, citada na edição britânica da Vogue, enumerou alguns dos sinais de alerta.
Leia Também: Evite estes snacks! São ricos em calorias e aumentam os níveis de açúcar
Três sinais de que está a consumir demasiado açúcar:
- Está a engordar e sempre com fome. Segundo a médica, "o açúcar aumenta os níveis de glucose no sangue a curto prazo, mas não sacia, devido à falta de fibras. Quando estamos sempre com fome, acabamos por comer mais do que precisamos, o que acaba por levar ao aumento de peso";
- Tem acne. Quando comemos açúcar aumentamos os níveis de hormonas que "estimulam as glândulas sebáceas e a queratinização excessiva na zona das glândulas sebáceas, razão pela qual estas ficam obstruídas, provocando acne e inflamação";
- Tem desejos e alterações de humor. "Quando ingerimos açúcar, os níveis de glicose aumentam rapidamente, o que leva à libertação de insulina." É normalmente um pico tão forte que "o açúcar no sangue não volta a descer para um nível normal, mas sim para um nível inferior ao normal, a isto chama-se hipoglicémia, o que leva ao desejo de comer". Para além disso, "em algumas pessoas, causa alterações de humor e irritabilidade".
Leia Também: Dietista revela uma das formas mais saudáveis de fazer massa