Os conselhos de um neurocientista para reduzir o risco de demência

Depois de um estudo alarmante sobre a evolução da doença nos Estados Unidos, Adrian Owen deixa algumas considerações sobre o que pode fazer.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/01/2025 15:37 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Demência

Um novo estudo publicado na revista Nature Medicine traçou um cenário alarmante para evolução da demência nos Estados Unidos. Até 2060, os casos devem ser o dobro, com um milhão de pessoas diagnosticadas anualmente. Fase a estes resultados, o neurologista Adrian Owen deixou alguns conselhos para conseguir reduzir o número de casos previstos.

 

"O aumento do número de casos de demência previstos neste estudo ressalta a necessidade urgente de deteção precoce e mais precisa", começou por dizer à Foz News. "Ao identificar o declínio cognitivo nos estágios iniciais, temos a oportunidade de intervir antes que os doentes e suas famílias suportem todo o peso da doença."

Desta forma, recomenda a realização de exames de rotina de forma a conseguir identificar os primeiros sinais de declínio. "Assim, é possível fazer ajustes no estilo de vida e procurar os melhores tratamentos disponíveis para planear melhor o futuro."

A Alzheimer's Association também deixou um artigo com alguns hábitos que pode seguir para manter o cérebro saudável. É o caso de realizar atividade física regular, aprender novas coisas, evitar ferimentos na cabeça e controlar os níveis de pressão arterial.

Leia Também: Uma das bebidas mais populares do mundo pode reduzir o risco de demência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas