Síndrome do intestino irritável. Estudo aponta mais uma possível causa

Um estudo publicado na Gastroenterology revela que uma enzima intestinal pode aumentar o risco.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/02/2025 08:30 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo publicado na Gastroenterology revela que alterações genéticas numa enzima intestinal podem aumentar o risco de síndrome do intestino irritável (SII). Em causa estão variantes da sacarase, uma enzima responsável pela digestão da sacarose que depois é transformada em fructose e glucose.

 

O estudo analisou dados de 360 mil pessoas do UK Biobank. Concluíram que pessoas que tinham algumas variantes desta enzima corriam o risco de vir a sofrer da síndrome do intestino irritável.

"As conclusões não apenas contribuem para a compreensão do risco de SII em pessoas predispostas à má digestão de carboidratos, mas também apoia a ideia que deve adaptar a sua dieta com base na genética", revela Mauro D'Amato, um dos autores do estudo.

"Embora estudos adicionais sejam necessários para validar estas descobertas iniciais, estes resultados têm implicações potenciais para o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico, estratégias alimentares e até mesmo terapias direcionadas a enzimas para abordagens personalizadas de prevenção e tratamento da SII", continua.

Segundo o 'website' do Hospital da Luz, "a síndrome do intestino irritável é um problema comum, que afeta até 20% da população ocidental, em algum momento da vida".

Leia Também: Os alimentos que ajudam a melhorar o intestino de forma natural

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas