Basta praticar cerca de 35 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana para reduzir o risco de demência, afirma uma investigação publicada recentemente da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos. Segundo os investigadores o exercício tem este efeito até mesmo nos idosos mais frágeis.
Para o estudo, disponibilizado na Journal of the American Medical Directors Association, os cientistas analisaram os dados quase 90 mil indivíduos com 50 anos ou mais. Todos foram acompanhados ao longo de cerca de quatro anos.
Os investigadores descobriram assim que a prática de apenas 35 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana, em comparação com zero minutos por semana, estava associada a um risco 41% mais baixo de desenvolver demência.
Também concluíram que o risco de demência diminuía significativamente com quantidades mais elevadas de atividade física. Mais especificamente, o risco de demência foi 60% mais baixo nos participantes na categoria de 35 a 69,9 minutos de atividade física/semana; 63% mais baixo na categoria de 70 a 139,9 minutos/semana; e 69% mais baixo na categoria de 140 e mais minutos/semana.
Leia Também: Os conselhos de uma neurocientista para reduzir o risco de demência