É normal os miúdos gostarem de ter um peluche ou um boneco para se agarrarem na hora de dormir. Acabam por sentir-se mais seguros e ter um sono mais descansado. É um hábito que se perde ao longo do tempo, mas será que na vida adulta também pode beneficiar de um peluche?
"Dormimos melhor quando nos sentimos seguros. Quando nos sentimos vulneráveis queremos esse contato corporal. Dormir socialmente faz-nos sentir mais seguros e dormir melhor. Assim, um peluche pode ser uma boa alternativa a ter outra pessoa na mesma cama", começa por dizer à CNN a psicóloga clínica Barbara Greenberg.
Leia Também: Especialista do sono revela a pior altura do dia para fazer uma sesta
Já a psicóloga Jessica Lamar revela que esta necessidade pode ser perdida ao longo do tempo, mas que muitas vezes acaba por continuar. "À medida que envelhecemos, isso obviamente torna-se menos necessário, mas essa necessidade pode ainda existir". Contou também que muitas vezes usa este tipo de bonecos em pacientes com algum tipo de traumas.
"Há alguns estudos que mostram que cobertores pesados ajudam a acalmar a mente e o corpo. Os peluches acabam por ter uma função similar a este tipo de cobertor", explica a psicóloga do sono Jade Wu.
Diz ainda que "se ajuda com o stress, é uma alternativa muito melhor do que tomar um comprimido ou beber um copo de vinho".
Leia Também: O impacto da parentalidade no sono dos homens