A Mercedes-Benz Fashion Week Berlin foi palco de uma das mais recentes tendências do mundo da moda. E não, não falamos do glamour presente nas passerelles, nem tão pouco de padrões ousados e arrojados que prometem fazer furor nas próximas estações.
Falamos da moda ecológica e sustentável, aquela que vai muito além das peças antigas e guardadas durante eternidades em armários. Conta a GQ que se trata de “roupas que seguem tendências e que, ao mesmo tempo, respeitam vários critérios”.
Um deles é a possibilidade económica do consumidor, uma vez que as peças não são novos, o valor pedido por elas é mais em conta. Um outro é o facto de serem apenas peças ecológicas e sustentáveis, ou seja, criações feitas com tecido orgânicos e isentas de produtos e tintas tóxicas ou ainda feitas com materiais reciclados. E sempre com estilo.
A Greenshowroom e a Ethical Fashion foram as presenças mais notórias durante a semana de alta costura em Berlim, embora tenham mostrado as suas coleções num espaço paralelo.
A moda de ‘reciclar’ e recorrer a produtos orgânicos chegou, há dias, à Adidas, que apresentou uns ténis criados a partir de lixo dos oceanos.