É um problema recorrente a que todos mais ou menos estamos expostos e ainda que parece pouco importante, pode ter consequências bastante graves.
A cera em excesso nos ouvidos vai diminuindo a nossa audição mas é preciso ter cuidados na hora de a remover. O site El Confidencial revelou os truques do pediatra David Hill para com ‘remédios’ naturais remover a cera dos ouvidos.
Pode, antes de mais, aproveitar enquanto está no duche ou no banho para limpar os ouvidos com a ponta de um pano ou uma toalha – muito mais grossas do que o cotonete, que pode empurrar a cera para dentro e danificar o ouvido.
Pode ainda utilizar óleo mineral ou de bebé, que ajuda a suavizar a acumulação de cera. Para isso o pediatra recomenda que embeba uma bola de algodão neste óleo e coloca-lo no ouvido estando com a cabeça puxada para trás e ligeiramente inclinada. Pode espremer o algodão para que liberte duas ou três gotas para o interior da orelha, aguarde cinco minutos e depois incline a cabeça na direção oposta e para a frente.
O especialista sugere ainda a possibilidade de fazer uma mistura com uma parte de vinagre branco e uma parte de álcool, no entanto David Hill sublinha que deve ter cuidado, uma vez que em pessoas que têm o tímpano perfurado, esta mistura pode provocar infeções graves.
Deve sempre evitar usar cotonetes e lembre-se de que a cera protege os seus ouvidos de possíveis infeções, por isso, a menos que isso lhe prejudique a audição, mais vale ter a mais do que a menos.