Se em tempos foram os jornais, as revistas e os rótulos dos produtos de higiene os ‘companheiros’ no momento em que se está sentado na sanita, os dias de hoje ficam marcados com a presença do telemóvel em todas as situações… mesmo quando se está na casa de banho.
Este novo hábito é comum e geral, mas pode ser um verdadeiro atentado à saúde. E não é preciso muito para perceber o porquê. Já pensou na quantidade de germes e bactérias que a casa de banho tem (a de casa e uma pública)? E já pensou nos germes e bactérias que o telemóvel também tem? - sim, o telemóvel pousa nos mais variados locais, limpos ou não.
Como explicam ao BuzzFeed os dois professores Charles Gerba e Kelly Reynolds, a possibilidade de passar para o telemóvel uma boa parte das bactérias fecais é elevada, uma vez que o simples ato de descarregar o autoclismo com a tampa levantada é meio caminho andado para contaminar o ar. Além disso, existe ainda o risco de passar os germes e as bactérias que estão no telemóvel para as partes íntimas do corpo, que estão desnudas quando se está na sanita.
E por falar em casa de banho, estes são os erros de higiene mais comuns. No caso do telemóvel, o mais correto é começar a limpá-lo frequentemente com toalhitas desinfectantes.