Estes alimentos escondem açúcar (e muito)

Não são apenas os alimentos doces e os refrigerantes que estão repletos de açúcar. Veja alguns dos exemplos mais surpreendentes.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
08/06/2016 19:25 ‧ 08/06/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Comida

O açúcar é um dos principais inimigos da atualidade. Causa direta e indireta de problemas como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares, o açúcar tem sido declarado por vários estudos e entidades especializadas como o alimento a banir da alimentação.

Mas é fácil escapar ao açúcar? Não. Nada mesmo, para sermos mais corretos. O açúcar está em todo o lado e vai muito além dos alimentos classificados como doces.

Prova disso é seleção feita pelo El País e que revela como este hidrato de carbono está mais presente na nossa alimentação do que pensamos.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende seis colheres de sopa por dia como o máximo consumível por um adulto, alguns alimentos conseguem ultrapassar largamente esse valor.

Os cereais de pequeno-almoço podem contêm cerca de 20 gramas de açúcar por dose, e isto pensando que a pessoa consegue consumir apenas os 30 gramas recomendados na embalagem.

As pizzas são outro tipo de alimentos que carregam açúcar em todas as partes. Uma fatia consegue ter cerca de 12 gramas de açúcar, bem menos do que uma dose de comida chinesa (nada mais, nada menos do que 88 gramas).

Um copo de uvas e frutos secos (como ameixas ou arandos) pode conter mais açúcar do que uma embalagem de chocolate. Segundo o El País, são cerca de 98 gramas.

Presentes no dia-a-dia de muitas crianças e adultos, os iogurtes de aroma são outro exemplo de como o açúcar está presente em todo o lado. Este alimento inofensivo pode ter cerca de 29 gramas de açúcar.

Outro exemplo são as bebidas desportivas, com cada unidade a fornecer cerca de 20 gramas de açúcar, um valor muito próximo ao que a OMS classifica como máximo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas