Seja uma amizade ou um romance, uma relação nunca irá dar certo se uma das partes faz mal à outra, se a deixa infeliz, se a irrita, se a stressa.
As relações tóxicas – presenciais ou digitais - são frequentes e acontecem com as pessoas que nos são mais próximas, podendo, por vezes, ser difícil perceber o quão nos estão a fazer mal e que a sua proximidade deve ser evitada.
Mas está na hora de ‘abrir os olhos’ e acabar, de vez, com todas as relações tóxicas que nada mais fazem do que entristecer e tirar todas as boas energias existentes.
Segundo Sara Olmedo, autora do livro ‘Detox Emocional: Como tirar da tua vida o que impede que sejas feliz’, existem seis passos eficazes para se conseguir dizer adeus a uma relação tóxica. São eles:
1. Identificar quem é ‘tóxico’. Perceber o que cada pessoa que nos rodeia faz aos nossos sentimentos e como interfere com a nossa forma de pensar e agir é o primeiro passo a dar.
2. Ver o que essa pessoa pretende. Depois de identificar o elo tóxico da relação, há que tentar perceber porque é que essa pessoa exerce um poder negativo em nós, porque é nos influencia e porque é molda os nossos pensamentos e ações. Saber qual o seu propósito com a relação é fundamental, lê-se no El País.
3. Identificar como está a ser nociva. Não basta apenas apontar o dedo a alguém e encontrar os argumentos para dizer que é uma pessoa tóxica, é preciso perceber em que medida essa pessoa mexe com os nossos sentimentos.
4. Perceber como atua. Quando já sabemos quem é, o que quer e o que nos faz, há que encontrar a melhor forma de decifrar como o faz, ou seja, como é que exerce um poder tóxico e nocivo sobre nós, se através das palavras, dos gestos, de por ameaça ou falsidade.
5. Conhecer as nossas fraquezas. É importante conhecer os nossos pontos fracos e perceber em que medida estão a ser aproveitados pela pessoa tóxica.
6. Estabelecer limites. Tão ou mais importante do que conhecer as nossas fraquezas, é conseguir estabelecer limites e definir o que é ou não tolerável.