Por muito que se treine a força e se pretenda ter os músculos tonificados, os resultados apenas aparecem quando se tem uma boa resistência respiratória e cardíaca. Mas no que diz respeito ao coração, o mais importante é mesmo cuidar da sua saúde.
Os exercícios cardiovasculares são os mais indicados e não faltam opções para quem não gosta de correr. Um recente estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine – e levado a cabo por um conjunto de investigadores da Finlândia, Reino Unido e Austrália – vem revelar que são a aeróbica e os exercícios com raquetes são os mais benéficos para o coração.
O estudo contou com a análise aos hábitos desportivos de 80,306 adultos britânicos com idades entre os 14 e os 52 anos e conclui que existe uma menor probabilidade de morte por todas as causas nas pessoas que fazem natação, andam de bicicleta, jogam raquetes ou fazem aeróbica. O mesmo não se verificou na corrida e no futebol.
No que diz respeito à saúde cardiovascular, os exercícios que mais se mostraram eficazes na prevenção de morte, possíveis ataques ou falências foram a natação e os desportos com raquetes, como o ténis ou padel.
Para os investigadores, as conclusões deste estudo revelam que existem, de facto, exercícios que são capazes de melhorar a saúde pública, aumentando a longevidade e reduzindo as taxas de morte por todas as causas.