Comer um hambúrguer pode ser um momento delicioso e cheio de prazer, mas é preciso que a carne esteja no ponto.
Apesar de ser muito fácil cozinhar hambúrgueres, a verdade é que há vários erros de amador que pode estar a cometer quando tenta replicar em casa aquele hambúrguer maravilhoso que comeu num restaurante.
O site Pure Wow falou com o Ron Silver, chef no restaurante nova-iorquino Bubby’s e que acaba de lançar um menu só de hambúrgueres, e revela os cinco erros comuns que deve tentar corrigir:
Usar a carne errada. Pedir no talho que lhe piquem carne quase sem gordura para depois fazer hambúrgueres não é boa ideia. O chef diz que a carne deve ser 20% de gordura, para que o seu hambúrguer fique saboroso e suculento.
Não temperar bem a carne. Depois de moldar os seus hambúrgueres, e antes de os colocar numa frigideira quente, deve temperá-los generosamente com sal e pimenta. Estes dois temperos vão dar fazer o sabor da carne sobressair e criar uma crosta deliciosa.
Não deixar a frigideira aquecer o suficiente. A frigideira ou o grelhador devem estar bem quentes, ao ponto de fumegar quando adiciona os hambúrgueres. É o calor da frigideira que vai fazer com a carne fique mais crocante por fora e super suculenta no centro. Se a frigideira não estiver quente não só os hambúrgueres vão pegar no fundo como vão ficar com um aspeto de cozidos. Em média deve deixar o hambúrguer cozinhar quatro minutos de cada lado.
Descurar os detalhes. Se seguir as dicas acima terá um hambúrguer delicioso e suculento, mas é importante que também se empenhe nos outros ingredientes do seu hambúrguer, como tostar ligeiramente o pão ou manter os ‘toppings’ super frescos ou crocantes, mediante o que escolher usar.
‘Ataca’ o hambúrguer mal o acaba de preparar. Pode ser tentador comer o delicioso hambúrguer que acaba de preparar, mas para que obter o máximo do sabor deve deixar a carne repousar por seis minutos antes de ‘atacar’.