Vários estudos já tinham sugerido que o açúcar poderia dar energia aos tumores para que estes se multiplicassem. Agora um novo estudo revela que há um tipo de cancro – que pode surgir nos pulmões, cabeça e pescoço, esófago e colo do útero – que gosta particularmente do açúcar.
Segundo um grupo de investigadores da Universidade do Texas, em Dallas, o carcinoma de células escamosas (SqCC) mostrou ser mais dependente do açúcar para crescer.
Segundo reporta o Daily Mail, os investigadores descobriram que esta forma da doença usa níveis mais elevados de uma proteína que transporta a glicose para as células, facilitando assim a sua multiplicação.
Todavia, os cientistas sublinham que todas as células, não só as cancerígenas, precisam de energia, na forma de glucose, para sobreviver.
De qualquer forma, é sempre recomendado que se evite o consumo excessivo de açúcar.