Todos os pais sonham ter filhos bem comportados, simpáticos, respeitadores e responsáveis.
Como reporta o Indy 100 do Independent, Richard Weissbourd, psicólogo de Harvard, partilhou cinco conselhos que podem ajudá-lo a conseguir educar os seus filhos nesse sentido:
1. Faça da empatia uma prioridade. As crianças precisam de aprender a cuidar dos outros d euma perspetiva parental. Precisam de aprender a equilibrar as suas necessidades com as dos outros e a ‘chegar-se à frente’ para ajudar os outros.
2. Providencie momentos e espaços próprios para a criança praticar a preocupação e a assistência que deve ser capaz de dar aos outros à sua volta. As crianças não se tornam mais empáticas sem que tenham a oportunidade para o ser, é preciso praticar. Seja com uma responsabilidade ou uma tarefa, é importante dar esse tipo de oportunidades aos seus filhos.
3. Alargue o grupo de pessoas importantes para o seu filho. Por instinto as crianças preocupam-se com os amigos e a família. Ensine-o e encoraje-o a respeitar, considerar e sentir empatia por pessoas fora desse círculo mais chegado.
4. Seja um exemplo a seguir. Pregar sobre aquilo que não se faz, vai deixar a criança confusa e a questionar-se porque é que as regras se aplicam a ela e não a si. Se quer que os seus filhos adotem certos padrões éticos, é melhor que também os siga.
5. Encoraje-os a equilibrar as emoções primárias e destrutivas. Por vezes a nossa capacidade de cuidar dos outros é subjugada por emoções primárias e destrutivas como a raiva ou a vergonha. É por isto que a crianças culpam alguém de quem gostam, por exemplo, por algo que foram elas a fazer. Porque por mais que gostem daquela pessoa têm vergonha de assumir as culpas e o segundo sentimento ultrapassa o primeiro.