Peixes gordos podem prevenir diabetes, obesidade e doença de Crohn

Precisava de mais motivos para comer salmão, cavala, atum, truta ou sardinhas?

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
12/09/2017 18:10 ‧ 12/09/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Alimentação e Saúde

O ómega 3 que os peixes gordos contêm aumenta a diversidade de bactérias boas no intestino, o que contribui para a saúde, segundo destaca um novo estudo.

Há anos que os cientistas e médicos consideravam que os peixes gordos contribuiam para um microbioma benéfico para a saúde, agora o maior estudo até à data, realizado por investigadores da Universidade Nottingham e do King’s College de Londres, confirma essas suspeitas.

Depois de analisarem os microbiomas intestinais de 876 mulheres e de testarem a diversidade e abundância das chamadas bactérias ‘boas’ em comparação com o seu consumo de ácidos gordos ómega 3 (medidos em questionários sobre a alimentação) e com os nutrientes que continham no sangue, os investigadores descobriram que as participantes que consumiam mais ómega 3 tinham mais nutrientes no sangue e um microbioma mais diversificado.

Como destaca o Daily Mail, há muito que se relaciona os microbiomas diversificados com o menor risco de diabetes, obesidade e doenças inflamatórias do intestino, como a colite ou a doença de Crohn.

No estudo publicado na revista Scientific Reports os investigadores fizeram questão de destacar que os efeitos do ómega 3 nos nutrientes no sangue e no microbioma só surgiam quando os participantes faziam dietas que também eram ricas em fibra e probióticos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas