Os 12 rapazes da equipa de futebol juvenil ‘Javalis Selvagens’ e o seu treinador vão ter alta um dia mais cedo do que o anunciado. O ministro da Saúde da Tailândia, Piyasakol Sakolsatayadorn, havia indicado que sairiam todos do hospital na quinta-feira mas sairão, afinal, já amanhã, quarta-feira.
Será também amanhã que os jovens falarão à imprensa pela primeira vez, desde que foram resgatados do complexo de cavernas de Tham Luang, onde estiveram presos durante mais de duas semanas.
Depois de uma semana de internamento, as autoridades tailandesas consideram que os 13 rapazes já estão em condições de voltar à sua rotina normal. A decisão de os colocar numa conferência de imprensa servirá para mitigar o impacto da atenção mediática após a saída do hospital.
“Queremos reduzir a curiosidade pública. Organizamos [a conferência] para que, depois, os rapazes possam voltar às suas vidas normais”, afirmou Sansern Kaewkamnerd, porta-voz do governo, citado pela Reuters.
A conferência de quarta-feira será, por isso, controlada por especialistas envolvidos na recuperação dos rapazes. Os jornalistas terão que entregar as suas perguntas antes da conferência para serem avaliadas por psicólogos. As perguntas aprovadas serão feitas às crianças por um moderador.
Recorde-se que a complexa operação de resgate dos 12 rapazes e do seu treinador terminou com sucesso no passado dia 10 de julho, depois de estarem presos durante mais de duas semanas num complexo de cavernas de Tham Luang, situado na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, quando o local, que fica junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos, foi inundado pelas chuvas.
O grupo de 12 rapazes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25 anos, foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.