A informação está a ser avançada pela agência Reuters, que citando o comité antiterrorista russo, acrescenta que o avião, com destino a Moscovo acabou por aterrar no aeroporto de Termac, na cidade de Khanty-Mansiisk - situada a 240 quilómetros da capital russa.
O passageiro, que terá exigido a mudança de rota Sibéria - Moscovo, seguia a bordo do avião, um Boeing 737, onde seguiam 76 pessoas, incluindo 69 passageiros.
O indivíduo, que os meios de comunicação russos identificam como Pavel de 41 anos (uma informação ainda não confirmada pelas autoridades), terá exigido que o avião fosse desviado para o Afeganistão. Os investigadores russos revelaram que o passageiro tentou entrar no cockpit durante o voo a exigir a mudança de rota.
Нам удалось связаться с бывшей супругой пассажира рейса Сургут - Москва, который потребовал изменить маршрут самолета. Женщина рассказала, что удивлена его поступком https://t.co/sYpW0UhpKT pic.twitter.com/TVUFmvAw3q
— РЕН ТВ | Новости (@rentvchannel) 22 de janeiro de 2019
A aterragem no aeroporto de Termac, na cidade de Khanty-Mansiisk, deveu-se a um pedido feito pela tripulação ao passageiro no sentido de demovê-lo das suas intenções. A tripulação ter-lhe-á dito que para seguirem rumo ao Afeganistão teriam de parar naquela cidade para abastecer o aparelho.
BREAKING: Passenger has taken control of plane en route from Siberia to Moscow; plane on tarmac in Siberian city Khanty-Mansiysk pic.twitter.com/egJ8hQZxc0
— Reuters Top News (@Reuters) January 22, 2019
O homem, que a polícia confirmou estar alcoolizado e que foi detido no aeroporto, poderá incorrer numa pena de prisão de 12 anos pelo sucedido, ou mais se estiver armado ou recorrido à violência. Saliente-se que, entretanto, e após confirmada a identidade, soube que o passageiro já tinha sido condenado previamente por danos de propriedade e detido várias vezes por comportamento desordeiro.
Num vídeo filmado a bordo do avião é possível ver o suspeito a ser levado com algemas, enquanto os outros passageiros aplaudiam.
[Notícia atualizada às 15h30]