Os filhos de um combatente do Daesh que foram abandonados na Síria já estão com a sua mãe, um mês depois do jornal britânico Guardian ter localizado a sua família, na ilha de Trinidad.
Os dois meninos foram transportados de avião privado, cedido por Roger Waters, vocalista dos Pink Floyd, depois de tomar conhecimento do caso.
Mahmud e Ayyub Ferreira, agora com 11 e sete anos de idade, haviam sido raptados pelo pai e levados para a Síria, em 2014, para serem introduzidos nas fileiras do grupo terrorista. Acabaram por ser resgatados pelo exército curdo.
A mãe das crianças, Felicia Perkins-Ferreira (em segundo plano na imagem), que nunca tinha saído da ilha, em Trinidad e Tobago, viajou das Caraíbas até ao noroeste da Síria. Depois de reunidos, atravessaram a fronteira do Iraque com o advogado de Direitos Humanos Clive Stafford Smith e foram transportados de avião até à Suíça, com a ajuda de Roger Waters.
De acordo com o Guardian, que acompanhou a viagem, tanto os meninos como a mãe choraram quando se reencontraram, na cidade síria de Al-Qamishli. Felicia limpou-os com toalhitas para bebé e trocou-lhes a roupa.
Na viagem de regresso, as crianças dormiram no colo da mãe. Ela também adormeceu. “Foi a primeira vez que dormi como deve ser, em quatro anos. Muitas vezes ficava dias sem comer, pensava: ‘se eles não estão comer porque hei-de comer eu?’”, indicou a progenitora à publicação.
Esta terça-feira, a família viajou para Londres, onde os meninos receberão aconselhamento psicológico.