Uma britânica enfrenta possibilidade prisão e uma avultada multa no Dubai depois de ter sido detida, juntamente com a filha adolescente, por ter insultado a nova mulher do ex-marido no Facebook três anos antes, escreve a Sky News.
Laleh Sharavesh, de 55 anos de idade (na imagem com a filha), nasceu no Irão mas mudou-se para o Reino Unido ainda em criança. Residente em Richmond, Londres, Laleh tem um passaporte britânico assim como a filha, Paris, de 15 anos.
A mulher embarcou com a filha num avião com destino ao Dubai, no mês passado, para o funeral do ex-marido, um homem português chamado Pedro, que sucumbira a um ataque cardíaco. Pouco depois de aterrar no aeroporto, porém, mãe e filha foram detidas.
A mulher é acusada de ter violado a lei do cibercrime em 2016. Ao ver no Facebook fotografias do ex-marido com uma tunisina, no Dubai, escreveu um comentário menos positivo: “Espero que morras, seu idiota. Maldito sejas. Deixaste-me por este cavalo”.
Laleh, que disse estar magoada, admitiu ter feito um segundo comentário no mesmo tom: “Casaste com um cavalo, seu idiota”. A nova mulher de Pedro fez queixa junto da polícia local, o que culminou, três anos depois, na detenção de Laleh.
Tanto a mãe como a filha foram libertadas sob fiança e a adolescente foi colocada num avião de volta ao Reino Unido, ao passo que a mãe ficou no emirado, a aguardar julgamento.
Laleh Sharavesh não pode sair do Dubai, tendo audiência marcada em tribunal para a próxima quinta-feira. Se for considerada culpada pode incorrer numa pena de até dois anos de prisão e uma multa que pode ascender às 50 mil libras.