A polícia neozelandesa deteve um homem, de 33 anos, depois de ter encontrado munições e um pacote contendo um engenho suspeito numa propriedade abandonada em Christchurch, a mesma cidade onde um atirador matou 50 pessoas em duas mesquitas a 15 de março.
O superintendente da polícia, John Price, referiu em comunicado, citado pela Associated Press, que uma equipa de inativação de explosivos recolheu o pacote em segurança. "A polícia localizou um pacote que continha um possível engenho explosivo e munições numa morada em Newcastle Street em Christchurch", referiu.
A polícia mandou evacuar várias casas ao redor do local e impôs temporariamente o encerramento do espaço aéreo naquela cidade. No local, além da equipa de inativação de explosivos, estiveram ambulâncias e bombeiros. O perímetro de segurança foi mandado retirar ao início da noite de terça-feira (manhã em Portugal) aquando da detenção do suspeito.
De acordo com a Reuters, o incidente ocorreu a cerca de um quilómetro da mesquita de Linwood, um dos alvos do ataque de março, mas as autoridades não comentaram para já se este incidente poderá estar relacionado com o ataque anterior.
[Notícia atualizada às 8h10]