Boris Johnson pôs ou não o pé em cima da mesa no Palácio do Eliseu?

O primeiro-ministro britânico está em França e protagonizou um momento junto a Macron que deixou no ar uma questão: faltou ou não ao respeito ao presidente francês e ao país?

Notícia

© Twitter / Tom Rayner

Notícias Ao Minuto
22/08/2019 ‧ 22/08/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

França

Boris Johnson está em visita a França e já deu que falar por um motivo insólito (ou não).

Esta quinta-feira, sentado junto ao presidente Emmanuel Macron – e em frente à objetiva dos fotógrafos – o primeiro-ministro britânico colocou por momentos um pé em cima de uma mesa no Palácio do Eliseu, em Paris.

O momento foi captado em imagens que já estão a dar a volta ao mundo e que suscitaram várias críticas contra Johnson, acusando-o de provocar embaraço e de desrespeitar a França.

Sonia Purnell, biógrafa de Johnson, foi exemplo disso ao mostrar-se, na rede social Twitter, contra a postura do ex-mayor de Londres. “Rude e embaraçoso. Imaginem se Macron colocasse o pé na mesa no Palácio de Buckingham", reagiu. 

Mas, mais tarde, um jornalista da Sky News veio esclarecer o alegado momento insólito, garantindo que não houve qualquer falta de respeito por parte de Boris Johnson. Tratou-se apenas de um momento de descontração  no qual o presidente Macron sugere que a mesa (que está entre os dois) também funcionaria bem como banco de apoio caso o primeiro-ministro britânico quisesse estar mais à vontade. E foi na sequência dessa troca de palavras que Boris Johnson, em tom de brincadeira, experimentou colocar o pé sobre a mesa, retirando-o logo em seguida.

Pode ver o momento contextualizado no vídeo abaixo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas