Boris Johnson está em visita a França e já deu que falar por um motivo insólito (ou não).
Esta quinta-feira, sentado junto ao presidente Emmanuel Macron – e em frente à objetiva dos fotógrafos – o primeiro-ministro britânico colocou por momentos um pé em cima de uma mesa no Palácio do Eliseu, em Paris.
O momento foi captado em imagens que já estão a dar a volta ao mundo e que suscitaram várias críticas contra Johnson, acusando-o de provocar embaraço e de desrespeitar a França.
Sonia Purnell, biógrafa de Johnson, foi exemplo disso ao mostrar-se, na rede social Twitter, contra a postura do ex-mayor de Londres. “Rude e embaraçoso. Imaginem se Macron colocasse o pé na mesa no Palácio de Buckingham", reagiu.
Mas, mais tarde, um jornalista da Sky News veio esclarecer o alegado momento insólito, garantindo que não houve qualquer falta de respeito por parte de Boris Johnson. Tratou-se apenas de um momento de descontração no qual o presidente Macron sugere que a mesa (que está entre os dois) também funcionaria bem como banco de apoio caso o primeiro-ministro britânico quisesse estar mais à vontade. E foi na sequência dessa troca de palavras que Boris Johnson, em tom de brincadeira, experimentou colocar o pé sobre a mesa, retirando-o logo em seguida.
Pode ver o momento contextualizado no vídeo abaixo.
WATCH: Here’s the Reuters video of Boris Johnson putting his foot on the Elysee furniture. It seems President Macron was making small talk suggesting the table would work equally well as a footstool should the PM want to recline, which Johnson then jokingly does pic.twitter.com/dnv37t9mS4
— Tom Rayner (@RaynerSkyNews) August 22, 2019