Se passar um frio de bater o dente é para si parte da diversão de viajar então o Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin, na China, é para si. O maior festival de esculturas de gelo e neve do mundo encontra-se na provincia chinesa de Heilongjiang e conta com uma panóplia de instalações e atividades.
O festival anual decorre de 5 de janeiro a 25 de fevereiro mas algumas das atrações podem ser visitadas antes da cerimónia de abertura, conta a CNN, incluindo a mais popular o Harbin Ice and Snow World, que tem como custo de entrada 330 yuan (48 euros). Mas ao longo do festival há várias atividades gratuitas e não podiam faltar oportunidades para esquiar, patinar no gelo, jogar futebol no gelo e andar de bicicleta.
As esculturas deste ano são feitas de aproximadamente 220 mil metros cúbicos de blocos de gelo, todos trazidos do rio Songhua. A noite de abertura contou com vários fogos de artifício e revelou várias esculturas iluminadas
O festival foi celebrado pela primeira vez em 1985 e celebra este ano 36 anos. Segundo a agência Xinhua, no inverno passado de 2018-2019, foram registados 224 milhões de turistas naquela época.
Veja as imagens na galeria acima.