Na terça-feira, Donald Trump deu conta, num evento em New Jersey, que o muro estava a ser construído "a velocidade recorde". Um dia depois, uma das novas secções do muro, mandado construir pelo presidente norte-americano, na fronteira entre os Estados Unidos e o México foi derrubada por ventos fortes.
Segundo responsáveis governamentais norte-americanos, citados pela BBC, os painéis de aço na cidade de Calexico, na Califórnia, foram derrubados na manhã desta quarta-feira.
A explicação apresentada é que o cimento utilizado para manter os painéis, com mais de nove metros, no lugar ainda não tinha secado aquando dos ventos de 48 km/h registados no local.
Os painéis foram derrubados contra as árvores que se encontravam alinhadas numa estrada em Mexicali, do lado mexicano da fronteira. Segundo o agente fronteiriço norte-americano Carlos Pitones deu conta ao LA Times "as autoridades mexicanas responderam rapidamente e conseguiram desviar o trânsito para a rua do lado".
O pedaço destruído faz parte do projeto de construção contínuo da Administração Trump para parar a migração ilegal ao longo da fronteira de 3,145 quilómetros entre os Estados Unidos e o México.
Veja na galeria acima o momento em que o muro foi atingido pelo vento.