"O facto acontece num momento em que as relações bilaterais registam um crescimento assinalável", lê-se numa nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Ninec).
O embaixador César Francisco de Gouveia Júnior apresentou cartas credenciais ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na terça-feira e o diplomata assume funções com residência em Roma.
A cerimónia serviu para o embaixador moçambicano expressar vontade de reforçar a cooperação entre os dois países, ao mesmo tempo que o Presidente turco manifestou "o desejo de continuar a alavancar a cooperação Moçambique-Turquia", refere a nota do Minec.
Erdogan elegeu particularmente "os domínios de construção de infraestruturas, indústria farmacêutica, indústria têxtil, agricultura e agroindústria, além da disponibilidade do empresariado turco em incrementar os seus investimentos em Moçambique".
O chefe de Estado renovou também o convite para que Moçambique participe no fórum de cooperação diversificada entre a Turquia e os países africanos a ter lugar em Istambul, em 20 de abril.